Opinião
Enquanto presidente da Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM), Carlos Vaz expõe o cenário perigoso que se associa atualmente à osteoporose. Na opinião do especialista, os números vão continuar a crescer sem que haja mais proatividade por parte dos profissionais de saúde em contexto de consulta.
Neste artigo de opinião, Pedro da Silva Carvalho, reumatologista no Hospital Particular do Algarve, aborda o tratamento e prevenção da osteoporose como uma urgência face ao envelhecimento da população e à correlação com o aumento da probabilidade de fraturas, assim como os novos fármacos que estarão disponíveis para o tratamento de casos mais graves. Leia a visão do especialista.
As doenças reumáticas representam um desafio crescente para a Saúde Pública, afetando milhões de pessoas em todo o mundo, com impacto direto na qualidade de vida e na capacidade funcional dos doentes. Neste artigo de opinião, Carlos Carneiro, coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, aborda a complexidade destas patologias, que abrangem desde artropatias inflamatórias até doenças metabólicas e osteoartrose. Leia o artigo de opinião.
Nos passados dias 12 e 13 de outubro, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) dinamizou a 10.ª edição do Curso de Atualização da Coluna Vertebral. Leia o artigo de opinião do Dr. André Pinho, do Centro Hospitalar e Universitário de São João, sobre os temas abordados na formação.
Leia o artigo de opinião da Dr.ª Andreia Gomes, diretora técnica e de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da BebéVida, sobre o lúpus, uma doença autoimune que afeta "oito a 10 vezes mais o sexo feminino".
Leia o artigo de opinião da Dr.ª Ana Barbosa, especialista em Medicina Geral e Familiar (MGF) do Centro de Saúde de Darque da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, referente às estratégias a adotar e o impacto dos médicos de MGF em minimizar a dor dos doentes associada a doenças crónicas, nomeadamente a osteoartrose, tendência que se prevê crescente tendo em perspetiva o aumento da esperança média de vida, refletindo-se nas idas das pessoas às consultas.
O novo Plano Nacional de Saúde (PNS) será publicado brevemente, com atuação até 2030, onde estão comtempladas estratégias e objetivos para a Saúde em Portugal. O Dr. Luís Cunha Miranda, do Instituto Português de Reumatologia, dissertou sobre a temática, relacionando-a com as doenças reumáticas e músculo-esqueléticas. Leia o artigo de opinião.
No âmbito do Dia Mundial das Doenças Reumáticas, que se assinala amanhã, 12 de outubro, leia o artigo de opinião do Dr. Tiago Meirinhos, coordenador da Unidade de Reumatologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e Secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), sobre as doenças reumáticas, mais concretamente, a artrite reumatoide.
No âmbito do Dia Mundial da Esclerodermia, celebrado a 29 de junho, leia a opinião da Dr.ª Elsa Mateus, presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, sobre a importância das associações de doentes na partilha de conhecimento e de experiências para quem vive com uma doença crónica e, neste caso, reumática.
A propósito do Dia Mundial da Esclerodermia, assinalado a 29 de junho, leia a opinião do Dr. J. A. Melo Gomes sobre esta patologia rara e como a mesma não deve impedir o doente de realizar os seus sonhos e de viver com qualidade.