Entrevistas

"As displasias ósseas são difíceis de identificar, diagnosticar e, pela sua raridade, de tratar"
Fabiana Ramos
22 Abr. 2024

O Seminário de Displasias Ósseas na Região Autónoma dos Açores (RAA) da ANDO Portugal contou com a participação de Fabiana Ramos, especialista em Genética Médica, que acrescentou a sua experiência à discussão. Em entrevista, a médica da Unidade Local de Saúde de Coimbra, salienta a importância do evento e do papel da ANDO na realidade dos doentes com displasias ósseas.

XXVII Fórum de Apoio ao Doente Reumático: "Um evento que segue a matriz da LPCDR de fazer o melhor pelos doentes"
Elsa Frazão Mateus
12 Abr. 2024

O XXVII Fórum de Apoio ao Doente Reumático decorre já amanhã, 13 de abril, no INATEL da Costa da Caparica. "Pretendemos apresentar uma abordagem multidisciplinar, do raro ao comum, de forma a promover a qualidade de vida e a capacitação das pessoas com doença reumática, como defende a missão da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR)", antevê a presidente, Elsa Frazão Mateus. Veja o depoimento em vídeo.

75 anos do IPR: "O berço da Reumatologia em Portugal"
Augusto Faustino
08 Abr. 2024

O Instituto Português de Reumatologia (IPR) celebra este ano 75 anos de existência e atuação na especialidade em Portugal. Para nos contar esta história de desenvolvimento e contributo para a comunidade médica e sociedade civil, o presidente Augusto Faustino conversou com a News Farma, numa entrevista em que recorda que "a evolução do IPR foi um caminho de diferentes realidades".

Seminário de Displasias Ósseas: “Uma oportunidade única de alinhar os profissionais de saúde nos cuidados multidisciplinares e personalizados”
Inês Alves
15 Mar. 2024

No passado mês de janeiro, o Auditório do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, recebeu o Seminário de Displasias Ósseas na Região Autónoma dos Açores (RAA) da ANDO Portugal. A presidente Inês Alves expressa a sua satisfação com o sucesso da reunião e enquadra o objetivo do evento na missão da ANDO Portugal. Veja o vídeo.

Ossos em Foco: "Juntar todos os intervenientes que circundam o doente com osteoporose"
Filipe Araújo
11 Mar. 2024

"Ossos em Foco" é uma iniciativa destinada a doentes, profissionais de saúde e cuidadores informais, esta iniciativa tem como objetivo desafiar quem lida de perto com a osteoporose a criar uma peça de arte que retrate a sua experiência com esta doença. Filipe Araújo, reumatologista, coordenador do Serviço de Ligação de Fraturas do Hospital de Sant'Ana e secretário-geral da Sociedade Portuguesa das Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM), explica os contornos da iniciativa e o que representa para a comunidade.

VI Jornadas de Reumatologia do CHUSJ e da FMUP: "Temas atuais e transversais à prática clínica corrente"
Dr.ª Lúcia Costa
08 Jan. 2024

As VI Jornadas de Reumatologia do CHUSJ e da Faculdade de Medicina do Porto vão realizar-se nos dias 9 e 10 de fevereiro, no Centro de Cultura e Congressos da Secção Regional Norte Ordem dos Médicos (SRNOM), no Porto. A Dr.ª Lúcia Costa, representante da comissão organizadora, faz, em entrevista à News Farma, a antevisão do evento.

"Um orgulho enorme ser reconhecida por uma SPR que respeito tanto"
Prof.ª Doutora Helena Canhão
11 Dez. 2023

A Prof.ª Doutora Helena Canhão foi a personalidade distinguida pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) com o Prémio Reuméritus, uma iniciativa desenvolvida para homenagear figuras nacionais da especialidade. Em entrevista, partilha o sentimento vivido com a distinção e a sua visão sobre o estado da arte das doenças reumatológicas e o seu contexto em Portugal.

XLH: “Diagnóstico atempado e referenciação sob um olhar multidisciplinar”
Dr.ª Inês Alves
23 Out. 2023

Alertar para o diagnóstico atempado e para a referenciação de uma displasia rara que tem solução terapêutica. Estes foram os pilares reforçados pela presidente da Associação Nacional de Displasias Ósseas (ANDO) Portugal, Dr.ª Inês Alves, no âmbito do Dia Internacional da Hipofosfatemia Ligada ao Cromossoma X (XLH), que se celebra hoje, 23 de outubro. Veja o depoimento completo.

Hipofosfatemia: “É de extrema importância diagnosticar precocemente”
Prof. Doutor Davide Carvalho
10 Out. 2023

O Prof. Doutor Davide Carvalho esteve presente no XIII Congresso Português de Osteoporose, na qualidade de moderador e palestrante numa sessão dedicada à hipofosfatemia ligada ao cromossoma X (XLH), apoiado pela Kyowa Kirin. Em entrevista, o endocrinologista explica as mensagens-chave desta sessão.

Gestão e seguimento do doente: “A importância de uma equipa multidisciplinar”
Dr.ª Marta Pereira
10 Out. 2023

A Dr.ª Marta Pereira, nefrologista no Hospital de Santa Maria, marcou presença no XIII Congresso de Osteoporose para palestrar a sessão intitulada “Hipofosfatemia ligada ao cromossoma X (XLH) e a sua abordagem multidisciplinar”, apoiado pela Kyowa Kirin. A especialista apresenta a importância de uma equipa multidisciplinar na gestão da patologia.

Apoio

Abbvie