Atualidade

22 Abr. 2024

A CUF passou a realizar um procedimento inovador para o tratamento da dor osteoarticular, que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes que sofrem de artrose, tendinites e outras patologias musculoesqueléticas muito prevalentes na população, tornando-se na primeira unidade de saúde privada em Portugal a disponibilizar este tratamento. Esta técnica minimamente invasiva, recentemente implementada em Portugal, está disponível no Hospital CUF Porto e, em breve, no Hospital CUF Tejo.

22 Abr. 2024

Uma investigação realizada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) permitiu criar um novo biomaterial, produzido em laboratório, para tratar infeções ósseas consideradas “altamente incapacitantes e potencialmente catastróficas”.

22 Abr. 2024

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a 2.ª edição do Concurso de Casos Clínicos BEEP - Boosting Experience Exchange in Pulmonary Hypertension, uma iniciativa que se destina a promover a investigação clínica junto dos internos das especialidades de Reumatologia, Medicina Interna, Pneumologia e Cardiologia. A submissão de abstracts decorre até 5 de maio.

08 Abr. 2024

A Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), através do seu presidente António Vilar, alertou que os doentes com artrite reumatoide têm dificuldades de acesso aos medicamentos hospitalares e defendeu que todos os grandes hospitais devem ter reumatologistas.

25 Mar. 2024

O Reuma.pt colaborou com dados anonimizados para a EuroSpA, a rede europeia de registos de doentes com espondilartrites e artrite psoriática, permitindo a elaboração de vários artigos científicos sobre as patologias.

25 Mar. 2024

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto desenvolveram um material implantável que permite promover a formação e desenvolvimento de tecido cartilaginoso, assim como travar o processo inflamatório relacionado com a osteoartrite.

19 Fev. 2024

Num artigo publicado na revista Cell, investigadores apresentam novas evidências de que a molécula Xist, que desempenha um papel importante na genética feminina, gera anomalias moleculares causadoras de doenças autoimunes.

19 Fev. 2024

Oito em cada dez utentes dos cuidados de saúde primários com 45 ou mais anos têm pelo menos uma doença crónica, segundo um estudo internacional divulgado pela Direção-Geral da Saúde que envolveu 15 países, entre os quais Portugal. 37 % das mulheres inquiridas refere ter artrite, compativamente a 27 % dos homens.

19 Fev. 2024

No passado dia 12 de fevereiro, o Reuma.pt celebrou o seu 16.º aniversário. Foram já registados 35 279 doentes e 300 014 consultas em protocolos de várias doenças reumáticas e musculoesqueléticas.

29 Jan. 2024

Investigadores provaram que os açúcares à superfície dos linfócitos T regulam o sistema imune e determinam, logo na infância, a sua capacidade para combater certas patologias.

Apoio

Abbvie